25 May 2007

Lá vem o saci (o primo do Mesmo!)


Eu acho que o Saci é primo do Mesmo! Os dois lutam pelas assombrações nacionais!

(texto original de Gabriela Romeu. reproduzido parcialmente)

"O saci completa agora 90 anos de nascimento literário pela pena do escritor paulista Monteiro Lobato (1882-1948), principal responsável por propagar essa figura do imaginário popular nacional. O personagem, cujo nome é uma corruptela de Çaa cy perereg, do tupi-guarani, saltou do universo oral para o mundo das letras após pesquisa realizada por Lobato no começo do século XX.

O livro O sacy-perere – resultado de um inquérito (1918) foi publicado pouco depois de o escritor paulista reunir, para o Estadinho, edição vespertina do jornal O Estado de S. Paulo, muitos dos “causos” sobre o duende relatados por leitores de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e, principalmente, do interior paulista. O futuro criador do Sítio do Picapau Amarelo convocara leitores a compartilhar informações sobre a criatura “genuinamente nacional”.

A obra, que antecedeu até mesmo Urupês, trazia o inquérito sobre o moleque: havia relatos de constantes aparições nas zonas rurais, a informação de que adorava praticar diabruras, como azedar o leite, embaraçar a crina dos cavalos e esconder objetos da casa. Um dos leitores garantiu: “(...) era um negrinho muito magro, muito esperto, de cima de uma perna só, do tamanho de um menino de doze anos, muito feio, banguela, olhos vivos, rindo sempre um riso velhaco de corretor de praça”.

O saci surgiu nas fronteiras do Paraguai, entre os índios guaranis. Mas foram os negros escravizados no país que se apropriaram da figura. E foi então que ganhou feições africanas, gorro vermelho e pito de barro, segundo Mario Cândido, presidente da Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci), associação engajada na missão de não deixar bruxas de Halloween apagarem a imagem do homenzinho perneta no imaginário das crianças brasileiras – hoje, no país, 31 de outubro é dia do saci.


E o duende perneta no universo lobatiano ressurge com destaque no livro O saci, de 1921. E ali é Pedrinho, mais uma vez de férias na casa da avó, que “andava com a cabeça cheia de sacis”. Com tanta curiosidade quanto medo, o menino vai perguntar sobre a criaturinha para tio Barnabé, aquele que “entende de todas as feitiçarias, e de saci, de mula-sem-cabeça, de lobisomem – de tudo”.

Até que um dia Pedrinho consegue captu¬rar um saci num rodamoinho que chega ao sítio com uma peneira de cruzeta. E, no meio da mata, perto de taquaruçus, espécie de bambu onde os sacis nascem, os dois travam diálogos filosóficos sobre a lei da floresta, a vida na cidade, a sabedoria dos homens, a importância da erudição – questionamentos lobatianos."

07 April 2007

Veja "A Volta da Mesmice"!


Para os que acompanham os episódios de “capa e espada” do Victor Augusto, do Abdel e do Mesmo (a assombração dos elevadores nacionais) temos agora o 3º episódio da saga:
“A Volta da Mesmice”
Que ficou emocionante e cheio de surpresas!
O episódio tem pouco mais que 10 minutos, acima do limite de postagem no “You Tube” e assim o episódio está dividido em dois clipes no You Tube!

Você vai se emocionar!!!

Aqui estão os links no You Tube....aproveite e deixe a sua opinião no nosso blog !!!

A Volta da Mesmice – Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=BaRJEOvZUoQ
A Volta da Mesmice – Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=oO_4itsVSI0

25 February 2007

Planejando o episódio número 4 da saga do Mesmo!

Já temos o argumento do episódio número 4 da saga do Mesmo!

O episódio terá o nome de A Academia Anti-Mesmice.

A grande novidade é que vamos expandir o elenco infantil e abrigar vários amigos dos Victor Augusto.

Como era de se esperar, o Mesmo continuará muuuuiittoooo maligno e honrará seus compromissos de assombração urbana nacional.

Pretendemos filmar o episódio ainda no ano de 2007 e neste momento estamos a reunir a equipe voluntária.

Se você deseja ler e opinar sobre o roteiro, basta mandar um email para o Mesmo através deste blog e se identificar.