25 December 2005

Dona Andreya Peralta - entrevistada na área de extras do DVD “O Mesmo”

Andreya Peralta é uma professora primária aposentada.

Mora no sexto andar de um prédio em Brasilia. Não acredita em politícos e foi criada na época que Monteiro Lobato era lido e não apenas visto na TV.

Andreya lecionava português por adora Monteiro Lobato.

Por ser assim e acreditar no Saci Pererê, ela comprou uma camiseta no www.sosaci.org.br e a usa pelas quadras de Brasilia quando passeia com Mimi, sua poodle.

Andreya anda perturbada com os barulhos da casa de máquinas dos elevadores que fica bem emcima do seu quarto. Parece que são vozes. Ou melhor: uma voz apenas.

É uma voz rouca de homem que pede algo. Ela pode quase jurar que entre o barulho dos motores, é possível mesmo ouvir uma voz de homem pedindo um copo d'água. Será o Mesmo?

Depois de 52 anos de casada e 5 de viuvez, Andreya tem tido problemas para dormir. Mas não são apenas os barulhos e as vozes.

São uns calores que insistem em voltar quando já deviam ter se dissipado. Nas ondas de calor, insônias e vozes espreitam os sonhos e lembranças de seus tempos de solteira. Mas dos sonhos em semi-dormência um deles é o que mais perturba. Andreya revive quando, já noiva, ficou presa no elevador e foi libertada por Lúcio O. - o mecânico de elevadores que fazia manutenção no seu prédio. Foi um daqueles "black-outs" da década de 60 no Rio de Janeiro.

Depois que Lúcio se mudou para Brasília nunca mais ouviu falar nele. Ele prometeu escrever mas nunca o fez....

No comments: